Ícone do site Cartão Pré-Pago

Como usar corretamente porquê, por que, por quê e porque – Guia prático

Como usar corretamente porquês

Um dos grandes problemas enfrentados por muita gente que quer ser profissional ou quer escrever bem em seus blogs é saber como usar os porquês. Isto é Português básico mas geralmente escapa a muitas pessoas (eu mesmo sinto-me perdido em algumas situações de uso dos porquês). Portanto, hoje vou ensinar vocês a nunca mais se perderem ao usar os porquês em seus posts.

Basicamente, temos 4 porquês: “porque“, “por que“, “porquê” e “por quê“. Lembro-me que minha professora da 2ª série do Ensino Fundamental nos passou uma folhinha com tudo indicado e eu a li com entusiasmo. Na prova dos porquês, fui o único aluno que tirou 10. Vou tentar repassar algo semelhante àquela bendita folhinha aqui no site:

Aprenda a usar corretamente o porquês

Porque

porque junto e sem acento é utilizado apenas quando afirmamos alguma coisa ou quando perguntamos algo e, nesta pergunta, existe uma hipótese de resposta. Exemplos:

  1. Ele está fazendo tudo porque gosta dela. (afirmação)
  2. Você quer fazer aquilo porque gosta dela? (pergunta com hipótese de resposta, que é mais ou menos quando você tenta deduzir o porquê de algo, fazendo uma pergunta ao mesmo tempo)

Por que

por que separado e sem acento é utilizado também de duas formas: em perguntas normais com o por que no meio da frase ou quando podemos afirmar algo colocando a palavra “motivo” na frente. Exemplos:

  1. Por que você está fazendo isto?
  2. Ele explicou por que motivo está fazendo isto.

Porquê

Você pode usar este tipo de porquê quando, ao invés de poder colocar a palavra “motivo” na frente dele (como usado no “por que”), podemos substituir esta palavra pelo porquê. Ou, também, quando podemos colocar a letra “o” na frente do porquê. Exemplos:

  1. Ela não explicou o porquê (o motivo, a causa) de ter escrito aquilo em seu blog.
  2. Existem muitos porquês (motivos, causas) para o blog dele ficar no topo do Google.

Por quê

por quê, separado e com acento, é usado em afirmações quando o por quê vai no fim da frase ou em perguntas quando o por quê fica sozinho em uma frase ou oração. Exemplos:

  1. O artigo perdeu posicionamento no Google mas ele não soube explicar por quê.
  2. Eu não estou no Google! Por quê???

Viu como é simples? Só basta se esforçar um pouquinho e não tem erro!

No vídeo abaixo você pode ver também como usar corretamente os porquês:

Para nunca mais errar

Não custa nada favoritar esta página em seu navegador e, sempre que tiver dúvidas sobre como usar os porquês em seu blog e em seus posts, dar uma passada pelo meu texto e encontrar o porquê correto para utilizar.

Espero que este mini-tutorial de uso dos porquês tenha sido útil para você. Lembre-se: conteúdo de qualidade e topo do Google também é escrever um português correto!

Artigo Publicado por Alan Niemies

Sair da versão mobile